Olá! Bem-vindo ao nosso blogue. Nós somos os alunos do 2.º ano da Escola da Avenida. Estamos a fazer um blogue para mostrar os nossos trabalhos. Os responsáveis pelo blogue vão ser: o Francisco, o José Silva e o Gonçalo.
RSS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A escola antiga

A escola do meu avô chamava-se Conde de SãoTiago e ficava em Lobão.
Era uma escola pequena onde só haviam duas salas: uma para as raparigas e a outra para os rapazes.
As salas eram parecidas com as de agora e não havia aquecimento no inverno.
O espaço exterior era um sitío pequeno de terra batida onde os rapazes jogavam ao pião, à bogalhinha e à bola, com uma bola de farrapos, e as meninas jogavam à macaca, às pedrinhas, à corda, à roda, etc.
O meu avô teve vários professores: o professor Morgado, da primeira classe e o professor Dias da quarta classe. Dos outros professores não se lembra do nome.
Nos primeiros tempos de ensino, um professor dava a primeira e a segunda classe juntas ou então a terceira e a quarta classe.
As crianças para aprenderem tinham uma lousa, um caderno, um lápis de carvão e o livro de leitura. Os professores, para ensinar, tinham um quadro preto e giz, e usavam, para castigar as crianças, a régua para dar nas mãos e a cana de bambu para dar nas orelhas.
Na sala do meu avô, a primeira coisa que faziam juntos assim que chegavam, era rezar e cantar o hino nacional e à saída da sala também.
O lanche era composto por um bocadinho de broa que enganava a fome ate à hora do almoço e o vestuário usado era um pouco conforme as possibilidades de cada um. Haviam crianças que iam descalças para a escola.
Quando o meu avô fez a quarta classe, havia uma sala provisória que ficava numa antiga loja. Essa sala servia para preparar os alunos da quarta classe que depois iam fazer o exame nacional à Feira.
 
 
Autores: Beatriz Sousa e Álvaro Baptista

0 comentários:

Enviar um comentário