Olá! Bem-vindo ao nosso blogue. Nós somos os alunos do 2.º ano da Escola da Avenida. Estamos a fazer um blogue para mostrar os nossos trabalhos. Os responsáveis pelo blogue vão ser: o Francisco, o José Silva e o Gonçalo.
RSS

sábado, 30 de abril de 2011

O 25 DE ABRIL DE 1974 CONTADO POR NÓS

Animações "25 de Abril" 32 Perguntas





Revolução do 25 de abril de 1974

A revolução do 25 de Abril de 1974 foi militar, porque os tropas pegaram em canhões para lutar e também foi popular, porque o povo lutou pela liberdade.
No tempo da ditadura, nas escolas, os meninos não podiam brincar com as meninas porque tinham direitos diferentes. Não se podia dar as noticias que se queria, nem se podia ouvir discos proibidos, nem mesmo ler e escrever tudo o que se queria.
A PIDE era a Polícia Nacional e de Defesa do Estado, no tempo de Salazar.
Salazar foi Presidente do Conselho de Ministros de Portugal, entre 1932 e1968.
Havia um general que não tinha medo de Salazar que se chamava Humberto Delgado.
Quando Salazar ia a votos, se soubesse que ia perder, usava nomes de mortos para aumentar os seus votos e assim ganhava, mas quem não votasse nele, ele tirava-lhes o emprego.
No nosso concelho, Santa Maria da Feira, temos um exemplo de como era a vida no tempo de Salazar, em 1934. Os opositores ao regime faziam reuniões, por exemplo, em padarias, durante a noite para que ninguém desconfiasse. Numa dessas reuniões, na padaria do Senhor Augusto Padeiro, os opositores foram surpreendidos pela Polícia do regime. Ao ouvir barulho, o Senhor Augusto Padeiro disse baixinho:”caladinhos!”. A Polícia desconfiada perguntou porque é que disse caladinhos. Então o Senhor Augusto respondeu:”Porque estamos a fazer estes biscoitos de nome Caladinhos”. E assim apareceu o nome Caladinhos, ligado a um doce.


Autora: Patrícia







3 comentários:

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DO TEXTO.

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DO TEXTO.

Anónimo disse...

acho texto muito curioso e muito bonito

Enviar um comentário